Também conhecido como Dia Mundial da Dança, esta data é destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais animadas (e antigas) que existem: a dança!
A dança tem o poder de captar e transmitir traços particulares de diferentes culturas através dos tempos. Existem diversos estilos de dança diferentes, cada um com a sua própria personalidade. O Dia da Dança busca a valorização dessas identidades distintas.
Zumba, Ballet, Sh´Bam, Street Dance, Body Jam, Dança de Salão, Sapateado, fast Dance, Jazz, Dança do Ventre, enfim! São tantas modalidades que nem dá para listar. Mas todos os estilos de dança possuem algo em comum: fazem super bem à saúde. Pode acreditar!
A dança traz muitos benefícios, dentre eles o aumento da flexibilidade, o aprimoramento da coordenação motora, a melhora cardiorrespiratória e também a otimização do condicionamento aeróbico.
Não citamos a perda de peso nos benefícios acima, justamente porque essa consequência da dança é um espetáculo à parte! Na verdade, a dança (a depender da frequência e intensidade) é um dos exercícios físicos que mais ajudam a ficar em dia com a balança. Só para se ter ideia, uma hora de Ballet chega a queimar 225 kcal. Já a Zumba, dança da vez, vai mais longe e manda embora pelo menos 300 kcal por hora.
Dançar é tão bom, que esse exercício é indicado para todas as faixas-etárias. Já está mais do que comprovado que a idade não é um fator impeditivo para os dançarinos que desejam ingressar no maravilhoso universo da dança. Desde os mais jovens, até os mais velhos, podem – e devem – se render a essa prática. Cabe aos profissionais, adaptarem os passos às limitações físicas do aluno.
Vale destacar que a dança é um dos exercícios físicos mais democráticos e flexíveis. Há uma infinidade de ritmos e coreografias a serem explorados. Justamente por isso, qualquer pessoa pode investir nessa atividade, nem que seja no básico dois pra lá, dois pra cá.
Tentador, mas vá com calma! Antes de começar qualquer atividade física, procure um médico para indicar se está apto.
0 comentários:
Postar um comentário