Os médicos alertam: fechar todas as janelas por causa do frio do inverno aumenta o perigo de transmissão da meningite e outras doenças. Mesmo no inverno é importante manter a casa bem ventilada, o que ajuda a evitar doenças como a meningite, que são transmitidas por vírus. Saiba como é a doença, o que fazer para prevenir e também como é feito o tratamento.
O que é?
Infecção bacteriana que atinge as meninges (membranas que revestem o cérebro).
Qual o microrganismo envolvido?
Pode ser causada por agentes infecciosos (ex: bactérias, vírus, fungos e outros) e não infecciosos (ex: traumatismo). Para a saúde pública, os principais agentes infecciosos são as bactérias e os vírus.
Quais os sintomas?
Os principais sinais e sintomas são: febre alta que começa abruptamente; dor de cabeça intensa e contínua; vômitos em jato; náuseas; rigidez dos músculos da nuca, ombros e das costas; falta de apetite; dores musculares e agitação física e mental. Podem surgir manchas vermelhas na pele. Em crianças menores de um ano, os sintomas mais comuns são: moleira tensa ou elevada, irritabilidade; inquietação com choro agudo; rigidez corporal com ou sem convulsões.
Como se transmite?
Contato de pessoa a pessoa, por via respiratória, através de gotículas e secreções do nariz e garganta.
Como tratar?
Na suspeita de meningite, o paciente deve imediatamente procurar assistência médica. Após a avaliação médica e análise preliminar de amostras clínicas do paciente, caso seja confirmada a suspeita diagnóstica o paciente ficará internado e o tratamento será realizado com antibióticos específicos.
Como prevenir?
Existem vacinas para prevenir alguns tipos de meningite. Dentre estas, estão disponíveis no calendário de vacinação da criança as seguintes vacinas: BCG (previne meningite tuberculosa) e Tetravalente que protege contra a meningite por Haemophilus influenzae tipo b além de doenças como a Coqueluche, a Difteria e o Tétano. As vacinas contra a meningite meningocócica estão disponíveis para controle de surtos.
Para alguns tipos de meningite (doença meningocócica e meningite por Haemophilus influenzae) existe a possibilidade de prevenir novos casos da doença entre pessoas que tiveram contato prolongado com indivíduo doente até duas semanas antes do adoecimento através da administração de antibiótico profilático específico.
O diagnóstico e o tratamento precoces são formas de prevenir complicações da doença. Outras formas de prevenção incluem: evitar aglomerações, manter os ambientes ventilados e a higiene ambiental e corporal.
0 comentários:
Postar um comentário