A Clínica da Família representa um olhar mais de perto na saúde da população, voltada principalmente para a prevenção e controle de doenças, desta forma é oferecido acompanhamento para doenças crônicas (como hipertensão e diabetes), pré-natal, exames laboratoriais, vacinação, entre outros.
É importantes que a população entenda que existem diferenças entre Clínica da Família, UPA e Hospitais, e a principal delas é o atendimento, enquanto UPA e Hospital estão preparados para as emergências, fraturas, paradas cardíacas, entre outras urgências, as Clínicas estão equipadas para acompanhamento de doenças, realização de exames clínicos e de rotina, essa informação é necessária para saber aonde ir quando sentir um mal estar.
Além disso as Clínicas possuem um projeto de acompanhamento mais próximo dos pacientes, por esse motivo existe a necessidade de residir nas área de abrangência da clínica, pois todos os encaminhamentos são entregues ao paciente em sua residência, são realizadas visitas do agente comunitário de saúde e dos profissionais técnicos (quando necessário).
Quando um morador, cadastra um parente que não mora naquela residência, prejudica todo esse projeto, pois não é possível realizar esse acompanhamento, é muito importante entender que não é apenas um cadastro ou um nome a mais, pois a unidade é questionada por cada usuário cadastrado. E toda vez que algum paciente sinaliza que irá se mudar do território de abrangência da clínica, é referenciado para a clínica ou posto de saúde que irá continuar o tratamento, próximo ao novo endereço.
Vamos explicar um pouco melhor sobre os atendimentos em nossa Clínica, levando em consideração que "não atendemos emergência", acertamos o horários aos pacientes por ordem de prioridade e não por ordem de chegada, não havendo necessidade da chegada antes da abertura do portão, que acontece as 07:00 hs da manhã, para a coleta (sangue, urina, fezes e escarro).
Muitos perguntam o motivo da coleta ser realizada tão cedo, a explicação é simples, o material coletado é analisado em laboratório externo, ou seja, não é analisado na clínica, e o responsável em passar nas unidades chega sempre pela manhã, além de ser melhor para as pessoas que vão realizar coleta de sangue em jejum. Se a coleta ocorrer em qualquer outro horário do dia, teria que ficar na geladeira, o que muitas vezes causa o descarte daquele material e a necessidade de nova coleta.
É indispensável paciência e educação, pois trata-se de uma unidade de saúde e imprevistos acontecem e alguns casos tem prioridade sobre outros. Estamos sempre dispostos a escutar nossos usuários, seja para elogiar um trabalho realizado, ou crítica que ocasione a melhoria do serviço e crescimento da unidade, pois sempre buscamos atender a todos da melhor maneira possível.
0 comentários:
Postar um comentário