A violência contra médicos e profissionais de enfermagem tem apresentado números preocupantes nos sistemas públicos e privados de saúde. Já faz algum tempo, o Conselho Regional de Medicina do Estado e o Conselho Regional de Enfermagem uniram forças para fazer frente a esse problema.
A mais recente ação conjunta ganha a mídia e redes sociais agora: uma campanha publicitária, cujo objetivo é estimular debates em todos os setores da sociedade, para que se chegue a soluções urgentes.
A campanha publicitária é “Violência não Resolve”. Buscando sensibilizar a comunidade de que “quando um profissional de saúde é agredido, o paciente também perde”.
Diversas pesquisas recentes demonstram que o grande vilão por trás da violência é o próprio sistema, com graves problemas de acesso, hospitais sucateados, postos de saúde sem estrutura, falta de profissionais e atendimento precário.
O paciente reclamam de filas e alguns perdem a razão e partem para cima de médicos, enfermeiros e outros profissionais com agressões físicas e/ou verbais. Muitas vezes o resultado é a saída do profissional e o Sistema inteiro perde, pois o quadro fica vazia e a carência de recursos humanos se agrava, criando a bola de neve da falta de profissionais.
0 comentários:
Postar um comentário