24 de agosto de 2016

24/08/16 - Técnica de Ordenha

Muitas mamães sonham em amamenta, mas há momentos em que retirar o leite é necessário.


O seio com leite materno é como uma grande fábrica sem estoque e quanto mais estímulo a mãe tem, mais leite é produzido, sendo assim todo leite produzido deve ser consumido, para evitar problemas para a mãe como o leite empedrar no seio, causando desconforto e dores, além do acúmulo de leite pode gerar uma mastite ou outros problemas, mas o recém nascido nem sempre consome todo o leite, sendo assim esse o momento ideal para ser realizada a ordenha, ou seja, retirar o leite excedente do seio e armazenar no recipiente adequado, além disso também tem mães que precisam retornar ao trabalho, podem retirar o leite, armazenar e congelar para utilização ao longo do dia.

Armazenar o leite materno em casa é uma excelente opção. Mamães que precisam deixar o bebê em casa podem fazer a ordenha de leite materno, congelar e deixar para que seja dado a quem ficar com o bebê em casa. Lembrando que o leite materno ao natural dura cerca de 15 dias no freezer em potes de vidro esterilizados e com tampa de plástico, para durar mais tempo, o leite deve ser pasteurizado pelo banco de leite materno. Muitas mulheres tem ainda dúvida de como retirar o leite da mama sem perder o leite e também sem sentir dor. A forma correta da ordenha de leite materno pode ajudar e muito a economizar tempo e esforço da mamãe.


É muito simples fazer a ordenha de leite materno manualmente, não é recomendado o uso de bombinhas para ordenha, pois elas são anti-higiênicas e muito agressivas ao seio. Com as mãos e mamas bem lavadas com água de sabão neutro, posição confortável, cabelos presos e uso de máscara, para que nenhum tipo de resíduo caia no leite, obrigando que seja descartado. Uma massagem inicialmente é fundamental para desfazer os nós do leite nos alvéolos da mama, a massagem em formato circular em torno da mama. Para fazer a ordenha do leite materno, a pega da mão deve ser em formato de “C” com o dedão na parte superior a auréola e os demais dedos na parte inferior a mama. Com os dedos polegar e indicador, fazer uma leve pressão contra o peito e em seguida levar um dedo em encontro levemente sem encostar um no outro. Fazer esse movimento em todas as direções a fim de fazer a ordenha de leite materno de toda a mama.


Com esse movimento do “C” o leite sairá com facilidade, se não estiver saindo após alguns movimentos ou se você estiver sentindo dor então a pega da mama para a ordenha do leite materno está incorreta. O leite inicialmente costuma precisar de alguns movimentos para acontecer a saída do leite, mas se o seio já tiver uma demanda de leite estabelecida então o jato acontece instantaneamente em seios cheios. A compressão do bico também é uma prática que deve ser evitada, com a compressão os ductos de leite materno ficam estreitos e o leite não sairá corretamente. O mesmo frasco pode ser usado para aparar o leite da mama, mas em casos de mulheres com bastante leite podem usar dois frascos, um para cada mama. 

Informação Importante: O leite materno tem um manuseio diferenciado do leite de vaca. Enquanto o leite de vaca pode ser colocado diretamente em uma leiteira e esquentado diversas vezes, o leite materno deve ser aquecido em banho maria, ou seja, deve esquentar a água e colocar o recipiente de vidro na água e todo o leite do recipiente deve ser utilizado, não pode ser aquecido e resfriado ou congelado, se for aquecido e não utilizado, deve ser descartado.








0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Brás de Pina, 651 - Penha Circular

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 2270-5732 | 99896-1360

Tecnologia do Blogger.

Seguidores