25 de julho de 2016

AS PESSOAS QUE CONVIVEM COM OS DOENTES PRECISAM TRATAR DE TUBERCULOSE?

Todas as pessoas que moram na mesma casa do doente com tuberculose, contatos próximos de trabalho próximo ou outros com convivência próxima e contínua precisam ser examinadas. 

Isto significa que todos deverão fazer exames e após avaliação, se identificado outra pessoa doente, inicia-se o tratamento da tuberculose, se infectado com a bactéria da tuberculose, em alguns casos recomenda-se a o tratamento preventivo da infecção latente da tuberculose, ou seja, uma profilaxia para diminuir o risco apresentar tuberculose ativa.

Como é o tratamento preventivo da tuberculose?
Em determinadas situações (como em contatos recentes de casos de tuberculose ativa e em pessoas vivendo com HIV/aids), pode-se tratar a infecção latente de tuberculose a fim de se evitar que a pessoa adoeça.

Para indicar o tratamento da infecção latente, é necessário avaliar o risco de adoecimento de cada pessoa (por avaliação clínica e prova tuberculínica) e excluir a possibilidade de tuberculose ativa por meio de avaliação e de exames.

O tratamento da infecção latente de tuberculose é feito com isoniazida diariamente durante seis ou nove meses e quando bem indicado, reduz em 60% a 90% o risco de adoecimento.

Quais são as medidas de controle de infecção para tuberculose?
Para reduzir a transmissão da tuberculose é importante:

• organizar fluxos de atendimento na unidade de saúde, priorizar o atendimento de pessoas com tosse e buscar casos suspeitos de tuberculose;
• promover adequada ventilação e iluminação dos locais em que há maior risco de transmissão dos bacilos (serviços de saúde, albergues, asilos, residências e unidades prisionais);
• oferecer máscara cirúrgica para as pessoas com tosse nos serviços de saúde e máscara de proteção respiratória (PFF2 ou N95) para profissionais de saúde.


0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Brás de Pina, 651 - Penha Circular

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 2270-5732 | 99896-1360

Tecnologia do Blogger.

Seguidores