26 de julho de 2016

A PESSOA COM TUBERCULOSE TABAGISTA TEM QUE PARAR DE FUMAR?


É aconselhável que a pessoa com tuberculose pare de fumar, isto vai melhorar sua saúde como um todo. Porém, caso a pessoa não consiga e nem queira parar de fumar, deve continuar a tomar os medicamentos da tuberculose normalmente. O profissional de saúde deve recomendar o programa de combate ao tabagismo que existe nos Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS).

A pessoa com tuberculose tem que parar de beber?
É recomendável sempre, que em uso de antibióticos, não se utilize substâncias como álcool e outras drogas, em função do risco de graves complicações, como por exemplo, hepatite. Porém, caso a pessoa não consiga e nem queira parar de beber, principalmente alcoolistas, deve continuar a tomar os medicamentos da tuberculose normalmente, reforçando estratégias de adesão junto a familiares e profissionais de saúde. O profissional de saúde deve encaminhar o usuário ao programa de combate a álcool e drogas existentes nos Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS).

Uma mulher grávida pode fazer o tratamento de tuberculose? Pode amamentar?
Sim. A mulher grávida deve fazer o tratamento da tuberculose, uma vez que os medicamentos são seguros e não causam problemas ao bebê. No caso de amamentação, não existe contra-indicação. Entretanto, é recomendável o uso de uma máscara ao amamentar durante o período de transmissão da doença, principalmente nos primeiros quinze dias de tratamento.

O que é a tuberculose drogarresistente?
Tuberculose drogarresistente, também conhecida como tuberculose resistente, ocorre quando a pessoa com tuberculose apresenta bacilos do Mycobacterium tuberculosis com resistência a algum fármaco para tratamento da doença. A resistência aos fármacos é identificada pela realização da cultura e do teste de sensibilidade do material colhido do escarro. A tuberculose resistente apresenta um tratamento complexo, com a durabilidade podendo chegar a até dois anos de tratamento.


O que é prova tuberculínica?
A prova tuberculínica consiste na aplicação de uma injeção intradérmica de um derivado proteico purificado do M. tuberculosis (PPD) para medir a resposta imunológica local. O resultado do exame é avaliado pelo tamanho da reação no local de aplicação após 48 a 72 horas. É particularmente importante na avaliação de contatos de pessoas com tuberculose e como método auxiliar para o diagnóstico da tuberculose na criança.

A tuberculose é mais comum em homem ou em mulher?
A tuberculose está mais presente em homens, provavelmente, pela maior exposição ao germe associado a fatores ou situações de risco, como o uso de álcool e fumo. Além disso, os homens acessam menos os serviços de saúde afastando do diagnóstico precoce da TB.

Porque a pessoa com tuberculose deve fazer o teste para aids?
Recomenda-se que todas as pessoas em tratamento de tuberculose realizem o teste de HIV (teste rápido ou ELISA) o mais precocemente possível, desde que o paciente concorde em fazer esse teste. No Brasil, cerca de 10% das pessoas com tuberculose estão infectadas pelo vírus HIV e as pessoas coinfectadas com tuberculose e HIV devem ser oportunamente e adequadamente tratadas para ambas as doenças.


0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Brás de Pina, 651 - Penha Circular

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 2270-5732 | 99896-1360

Tecnologia do Blogger.

Seguidores