Deitada - deitar e colocar o bebê em posição paralela a seu corpo, elevando ligeiramente a cabecinha dele, para ajudar o leite a descer e não ir para a região do ouvido dele. Esta posição não é recomendada se a mãe está muito cansada e sozinha, pois pode dormir e acidentalmente virar-se em cima do bebê.
Outro Braço - segurar o bebê no colo em posição transversal, "barriga com barriga", utilizando o braço contrário ao seio em que ele está mamando.
Tradicional - segurar o bebê no colo em posição transversal, utilizando o braço do mesmo lado do seio em que ele mama.
Embaixo do braço ou Invertida - segurar o bebê passando-o embaixo do seu braço, do mesmo lado do seio em que ele está mamando, sentando de pernas cruzadas na beira da cama ou usando duas cadeiras ou o sofá. Posição ideal para os bebês que gostam mais de um seio, que do outro,pois mantém na mesma posição, realizando apenas a troca de seio.
Cavalinho, Cavaleiro ou De pé - colocar o bebê "de cavalinho" em uma das suas coxas, deixando-o de frente para o seio. Nesta posição é muito importante deixar a coluna do bebê reta. Posição ideal para os bebês que dormem muito, com síndrome de down ou os chamados "preguiçosos".
Gêmeos - usar qualquer combinação citada no caso de ter gêmeos e desejar dar de mamar ao mesmo tempo.
Tenho mais facilidade de usar uma das mãos para colocar o bebê junto ao seio. O que devo fazer?
Talvez seja então mais fácil, especialmente enquanto aprende a dar de mamar, usar a mesma mão para os dois lados. Isso provavelmente significa que você vai colocar o bebê no seu colo na transversal para amamentar de um lado, e passando embaixo do seu braço para o outro -- assim você utilizará o mesmo braço e a mesma mão para esvaziar os dois seios. Isso pode ajudar também no caso de você estar com um dos braços doloridos, como no caso da síndrome do túnel do carpo.
Vale a pena tentar posições diferentes para amamentar?Caso encontre logo de cara uma posição que funcione bem para você e para o bebê, então não há motivos para mudar. Porém, à medida que o bebê cresce e você também fica mais experiente, as posições provavelmente vão variar dependendo de onde você está e do que estiver fazendo.
Se você tiver mastite, por exemplo, talvez seja aconselhada por alguém a segurar o bebê de um jeito diferente para amamentar. Isso não quer dizer, contudo, que a simples mudança de posição tenha levado o bebê a "sugar uma parte diferente do seu seio". Todas as áreas da mama são igualmente "sugáveis" desde que o bebê esteja com uma "pega" correta -- o que pode ocorrer em qualquer posição, desde que seja confortável para vocês dois.
0 comentários:
Postar um comentário