15 de abril de 2017

15/04/17 - RELACIONAMENTO ABUSIVO

Seu par controla seus horários, confere seu celular quando chega uma mensagem ou muda de humor repentinamente, evidenciando um comportamento agressivo? Você pode estar em um relacionamento abusivo sem se dar conta.

Talvez tu esteja imaginando: “Poxa, mas eu não preciso me afastar, a gente está conseguindo…” Eu entendo que, na tua cabeça, talvez seja uma decisão extrema, mas pensa que pelo menos ainda não aconteceu algo pior. Talvez tu não estivá enxergando que estava precisando de ajuda.

A pessoa abusiva, por ser muito insegura e controladora, sempre quer ganhar uma discussão e estar no comando. Além disso, vai sempre justificar suas ações de modo a estar sempre certa. Os abusadores falam de cima pra baixo e xingam para se sentirem melhores. Tensões em relacionamento acontecem, mas é necessário começar a perceber uma série de indicações de abuso quando não existe um diálogo.

Ciúmes e possessividade são dois sinais que muitas vezes passam despercebidos. Ressaltamos, entretanto, que nem toda pessoa ciumenta é abusiva e nem todo abuso é explicitado através de ciúme. Mas os dois tópicos, principalmente quando servem para isolar ou fazer com que a pessoa se sinta como uma propriedade da outra, são indicações de um relacionamento abusivo.

Acusações de traição ou flerte e frequentes perguntas como “O que você estava fazendo?”, de maneira acusatória, também são indícios. Esses pontos convergem para uma tentativa de controle. Pessoas abusivas são muito manipuladoras e alimentam o hábito de tachar os outros de loucos e burros. Elas também tentam fazer com que os companheiros se sintam culpados por fazer uma reclamação.

Outros indícios incluem mudança de humor repentina – de “nada demais” para, de repente, “muito agressivo” e então um pedido de desculpas em lágrimas. As ideias não corresponderem aos fatos é outro ponto. É importante atentar aos acordos e promessas que a pessoa fez e não cumpriu. Pessoas abusivas também podem te punir pelo teu comportamento, te privar das coisas que você gosta, podem deixar de falar com você, como um jogo bastante perigoso de silenciamento.

Um alerta para as mulheres: Se o cara chega falando para você que todas as ex dele são loucas, algum alarme tem que soar, porque não é possível que uma pessoa tenha tido o azar de namorar com um monte de pessoas loucas. Possivelmente o denominador comum da loucura é ele, e não as ex-namoradas.

Alerta para 11 comportamentos que evidenciam e podem configurar um relacionamento abusivo:
♦ Checar seu telefone ou e-mail sem permissão
♦ Constantemente colocá-la para baixo
♦ Ciúmes extremo e insegurança
♦ Temperamento explosivo
♦ Isolar você da família ou amigos
♦ Fazer falsas acusações
♦ Mundança de humor
♦ Agressão física
♦ Possessividade
♦ Dizer o que você tem que fazer
♦ Pressionar ou forçar você a ter relações sexuais.

Caso identifique sinais de relacionamento abusivo, converse com uma pessoa de confiança, pois relacionamentos abusivos costumam ser problemáticos no final, tendo em vista que o abusador tende a não aceitar com facilidade o término.


0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Brás de Pina, 651 - Penha Circular

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 2270-5732 | 99896-1360

Tecnologia do Blogger.

Seguidores