24 de dezembro de 2016
Enfeite a árvore de sua vida com guirlandas de gratidão!
Coloque no coração laços de cetim rosa, amarelo, azul, carmim.
Decore seu olhar com luzes brilhantes estendendo as cores em seu semblante.
Em sua lista de presentes, em cada caixinha embrulhe um pedacinho de amor, carinho, ternura, reconciliação, perdão!
Tem presente de montão no estoque do nosso coração e não custa um tostão!
A hora é agora! Enfeite seu interior! Sejas diferente! Sejas reluzente!
23 de dezembro de 2016
16 de dezembro de 2016
16/12/16 - Mantenha-se Saudável
Tome precauções de segurança. Se você é HIV positivo, é preciso tomar precauções extras quando estiver perto de outras pessoas. Você ainda pode abraçar quem ama e viver uma vida relativamente normal, mas deve tomar algumas precauções, como sempre usar preservativo durante as relações sexuais, não compartilhar agulhas, ou qualquer coisa que possa conter seu sangue, como gilete ou escova de dentes.
Diga a todas as suas parceiras, atual e anteriores, sobre sua doença, assim que for diagnosticado. É importante dizer a todos com quem já se relacionou para que elas possam fazer o exame. Isso será desagradável, mas deve ser feito para proteger a segurança de qualquer pessoa que já esteve com você. É importante dar essa informação, pois existem muitas pessoas que não sabem que carregam a doença.
Mantenha uma dieta saudável. Isso pode ajudar em quase todas as situações, incluindo quando se tem HIV. Alimentos saudáveis ajudam a manter o corpo e o sistema imunológico forte e lhe dá mais energia para enfrentar suas tarefas diárias. Por isso, coma pelo menos três refeições saudáveis por dia, que contém carboidratos, proteínas e frutas e legumes. Coma lanches sempre que estiver com fome e não pule nenhuma refeição, especialmente o café da manhã. A alimentação certa também pode ajudá-lo a processar seus medicamentos e fornecer os nutrientes que seu corpo precisa.
Tome vacina contra a gripe. Tomar vacinas contra a pneumonia ou a gripe regularmente pode ajudar você a se manter saudável. Seu corpo estará mais propensos a essas doenças, por isso é importante tomar precauções.
Exercite-se regularmente. Manter um estilo de vida saudável pode ajudá-lo a ficar forte e menos suscetível a doenças, que podem resultar em complicações devido a sua condição. Então, certifique-se de fazer pelo menos 30 minutos de exercício por dia, quer seja correndo, fazendo ioga, pedalando ou caminhando com seus amigos. Isso pode parecer irrelevante quando se está enfrentando a AIDS, mas fará você se sentir melhor, tanto mental quanto fisicamente.
15 de dezembro de 2016
15/12/16 - Prepare-se para os efeitos colaterais.
Infelizmente, os efeitos colaterais da medicação podem ser desagradáveis, por isso é melhor estar mentalmente preparado para alguns dos sintomas físicos que você pode sentir. Saiba, no entanto, que varia de pessoa para pessoa, alguns podem apresentar sintomas graves, enquanto outros não sentem nenhuma dor por muitos anos. Aqui estão alguns sintomas que você pode sentir:
Náusea
Vômitos
Diarreia
Batimentos cardíacos anormais
Falta de ar
Erupções cutâneas
Ossos fracos
Pesadelos
Perda de memória
Consulte seu médico para realizar exames regularmente. Você deve testar sua carga viral no início do tratamento e depois a cada 3 ou 4 meses durante o tratamento. Você também deve verificar sua contagem de CD4 no sangue a cada 3 ou 6 meses. Isso pode obrigá-lo a visitar muitas vezes o hospital, mas isso é necessário para ter a certeza de que o tratamento está funcionando.
14 de dezembro de 2016
14/12/16 - Procure Tratamento
Informe seu médico. Se você descobrir que está com HIV, então é extremamente importante informar seu médico o mais rapidamente possível e iniciar o tratamento. Quanto antes você começar o tratamento, melhor se sentirá e menos suscetível seu corpo estará à doença. Assim que você descobrir sobre a doença, é importante consultar um especialista.
Realize testes para encontrar o melhor plano de tratamento. O médico não irá apenas lhe dar um coquetel de drogas e mandá-lo para casa. Ele realizará uma série de exames para ver exatamente o que seu corpo precisa antes de começar o tratamento correto. Os testes incluirão:
Sua contagem de CD4. Essas células são um tipo de glóbulos brancos do sangue que são destruída pelo HIV. A contagem de uma pessoa saudável varia de 500 até mais de 1.000. Se você tiver menos de 200 células CD4, então seu HIV progrediu para a AIDS.
Sua carga viral. Em geral, quanto maior a quantidade de vírus no sangue, mais ruim se sentirá.
Sua resistência a medicamentos. Há diferentes tipos de HIV e é importante saber se a sua irá resistir a alguns medicamentos anti-HIV. Isso pode ajudar a encontrar o melhor medicamento para você.
Testes para complicações ou infecções. Seu médico também pode exigir que você faça testes para outras doenças, como outras doenças sexualmente transmissíveis, hepatite, danos no fígado ou rins, ou outras condições que tornariam o tratamento mais complicado.
13 de dezembro de 2016
13/12/16 - Diga às pessoas que se importam com você.
Outra maneira de se sentir mais forte mentalmente é contar para as pessoas que se preocupam com você sobre sua condição, desde seus amigos mais próximos até seus familiares. Esteja preparado para as pessoas que podem sentir raiva, medo, ou ficarem confusas, assim como você ficou quando descobriu o que tinha. Contar para elas inicialmente não será fácil, mas se eles se preocupam mesmo com você, ficarão do seu lado.
Embora você possa se sentir tão chateado que não consiga compartilhar sua situação com ninguém, é importante dizer a um amigo ou membro da família, para que você tenha pelo menos uma pessoa com quem possa contar no caso de um emergência médica.
Saiba que você não é legalmente obrigado a informar seu chefe ou colegas de trabalho sobre sua condição, a menos que isso venha a interferir com sua capacidade de realizar o trabalho.
Encontre apoio nos grupos de HIV/AIDS. Embora o apoio de seus entes queridos possa lhe dar força mental, às vezes, você pode querer conversar com pessoas que estão passando pela mesma luta que você, ou falar com gente que conhece bem essa doença:
Para encontrar um grupo perto de sua região, procure na internet.
Ignore os inimigos. Infelizmente, muitas pessoas têm preconceitos sobre o que significa ter AIDS ou HIV. Elas podem julgá-lo por pensar que você fez algo errado para ter contraído a doença. Elas podem ter medo de ficar perto de você por pensarem que podem pegar a doença apenas por respirar o mesmo ar que você. Para lidar com esse tipo de pessoa, aprenda tudo que puder sobre a doença para que possa explicar a elas, ou se forem apenas preconceituosas e não quiserem ouvir, retire-se da situação.
Considere ver um psicólogo. É perfeitamente normal sentir depressão grave depois de descobrir que é soropositivo. Isso é obviamente uma informação tão forte que até mesmo a pessoa mais equilibrada terá dificuldade em processá-la, por isso talvez você precise mais do que se abrir com seus amigos e entes queridos. Ter alguém para conversar sobre sua situação que não lhe conhece pode ajudar a oferecer uma perspectiva diferente e ajudá-lo a analisar melhor o que está acontecendo.
12 de dezembro de 2016
12/12/16 - Como viver com HIV/AIDS
Embora possa ser quase impossível sentir-se positivo ao descobrir que tem HIV ou AIDS, é preciso se lembrar que isso não significa que você irá morrer em breve. Na verdade, estudos recentes revelaram que a diferença entre a expectativa de vida entre pessoas com e sem a doença não é tão grande. Isso significa que embora você tenha que fazer algumas alterações, sua vida não acabou. Essa provavelmente será a pior notícia que você já recebeu, mas se você trabalhar para ajustar sua atitude, conseguirá passar por isso.
Dê um tempo para poder processar tudo. Não espere começar uma nova vida nas próximas semanas, nem perceber que seu modo de viver a vida estava errada e que precisa mudar complemente para encontrar a verdadeira felicidade. Você não estará tão esperançoso. Mas depois de dar-se tempo para perceber que sua vida não acabou, você se sentirá melhor. Infelizmente, não há nenhuma bola de cristal que possa dizer quanto tempo levará até você se sentir normal novamente, pode ser três semanas ou três meses.
Isso não quer dizer que você não deve começar um tratamento assim que descobrir que é soropositivo. Significa apenas que deve ser mentalmente paciente consigo mesmo.
Deixe de lado a culpa e o arrependimento. Há muitas maneiras de contrair o HIV, sendo as mais comuns o sexo sem proteção, compartilhamento de agulhas, sendo o filho de uma mãe soropositiva ou tendo contato com o sangue de uma pessoa com HIV, que pode acontecer mais comumente na profissão médica. Se você contraiu AIDS através de um comportamento irresponsável e agora se culpa por isso, você precisa deixar isso para lá. Não há mais nada que possa ser feito e culpar-se não mudará nada.
11 de dezembro de 2016
11/12/16 - Existe vida após o positivo
Se você foi diagnosticado recentemente com HIV ou AIDS, então é perfeitamente normal sentir seu mundo desabar. No entanto, é importante saber que devido aos avanços tecnológicos esse vírus não é mais uma sentença de morte. Se você tomar sua medicação corretamente e cuidar de sua saúde física e mental, será capaz de viver uma vida longa e normal. Porém você sem dúvida terá que lidar com a dor física e ter que informar algumas pessoas sobre sua condição, para evitar qualquer transmissão indesejada.
É importante lembrar que a transmissão proposital de HIV é classificada como crime de lesão corporal grave, delito previsto no Art. 129, parágrafo 2º, do Código Penal, por este motivo é muito importante informar e se prevenir.
10 de dezembro de 2016
10/12/16 - Você sabia que viver com HIV e ter aids são coisas diferentes?
Ter AIDS significa estar com a saúde debilitada por causa da baixa imunidade (proteção natural do corpo) e assim, podendo adquirir outras doenças.
Algumas pessoas vivem com HIV sem desenvolver a AIDS. Por isso, é fundamental fazer o teste para manter a qualidade de vida. #façaoteste
9 de dezembro de 2016
09/12/16 - Violência contra mulher
Violência contra mulher não é apenas física... Relacionamento abusivo também é uma das formas de violência.
Não tenha medo, denuncie!
Ligue 180.
8 de dezembro de 2016
08/12/16 - Doação de frascos
Toda a Clínica Aloysio Augusto Novis, o Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, as mamães e principalmente os bebês na UTI agradecem a doação dos frascos.
Todos esses frascos de vidro com tampa de plástico serão encaminhados para as mamães realizarem a coleta de leite materno e levado para os recém nascidos internados.
Ajude doando frascos, contamos com sua ajuda!
7 de dezembro de 2016
07/12/16 - Grupo de Gestantes
Consulta coletiva das gestantes, orientações sobre alongamentos, aromaterapia e massagem, métodos simples que auxiliam as mamães nos momentos de dores corporais e que precisem relaxar.
5 de dezembro de 2016
05/12/16 - Ação da Equipe Ary Barroso
Ação da Equipe Ary Barroso no Espaço de Desenvolvimento Infantil Maria de Lourdes Ferreira. As criança ficaram muito felizes com o teatro da dengue e puderam ver a diferença entre a forma correta e a errada de cuidar das casas.
2 de dezembro de 2016
02/12/16 - Teste, trate e viva melhor!
Campanha de HIV/Aids e Sífilis, hoje de 08:00 às 16:00 hrs e amanhã de 08:00 às 11:00 hrs. Qualquer pessoa pode realizar o exame, é necessário apenas comparecer na Clínica portanto documento com foto.
Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais cedo começar o acompanhamento e o tratamento da pessoa infectada é a possibilidade de ter mais qualidade de vida.
Não é necessário estar em jejum!
02/12/16 - Apoio ao Câncer
Com um coração partido e lágrimas nos meus olhos, eu posso dizer sinceramente que este é de longe o momento mais difícil. Eu sei o que o tratamento do câncer pode fazer para um corpo, e eu às vezes me pergunto se o tratamento vale a pena no longo prazo. Parece fazer mais mal do que bem.
Nada é mais doloroso do que tentar sorrir e continuar a ser positiva depois da quimioterapia e a radiação, vocês sabem que a pessoa fisicamente mudou, e ver que eles sofrem, sentem dor e você nada pode fazer a não ser orar. Eu sei que muitos de vocês não dão a mínima importância sobre esta mensagem, porque, claro, o câncer não tocou você ou quem você ama. Você não sabe o que é ter que lutar ou ter um ente querido que liderou uma batalha contra o câncer.
Para todos os homens e mulheres que conheço, peço-lhes um pequeno favor e só alguns de vocês irão fazê-lo. Se você conhece alguém que tem levado uma batalha contra o câncer, ou que ainda está lutando, por favor, dê o máximo de apoio.
1 de dezembro de 2016
01/12/16 - Teste, trate e viva melhor!
Realizada sala de espera para orientar os pacientes sobre a campanha de HIV/Aids e Sífilis, hoje e amanhã de 08:00 às 16:00 hrs e sábado de 08:00 às 11:00 hrs. É necessário apenas comparecer na Clínica portanto documento com foto.
Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais cedo começar o acompanhamento e o tratamento da pessoa infectada é a possibilidade de ter mais qualidade de vida.
Não é necessário estar em jejum!
01/12/16 - Dia mundial da Luta Contra Aids
O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, primeiro de dezembro, foi instituído pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como uma data simbólica de mobilização para todos os povos sobre a pandemia de aids. As atividades desenvolvidas em dezembro visam divulgar mensagens de solidariedade, prevenção e incentivar novos compromissos com essa luta.
O Laço Vermelho é o símbolo internacional da consciência sobre o HIV e a Aids, e também um símbolo de esperança e apoio, e é usado por um número cada vez maior de pessoas por todo o mundo para demonstrar sua preocupação com a epidemia, além de expressar visualmente solidariedade com aqueles que vivem com o vírus.
O Laço Vermelho precisa ser mais que um símbolo. Deve unir todos em torno dos mesmos objetivos: estimular a testagem para diagnóstico do HIV, prevenir o HIV, realizar o tratamento para quem é soropositivo e superar o preconceito.
O Ministério da Saúde estima em 734 mil o número de brasileiros que vivem com o HIV. Desse contingente, 417 mil usam os medicamentos antirretrovirais ofertados na rede pública. Portanto, estão com a carga viral mais controlada, o que reduz a chance de infectarem outros indivíduos. Porém, 167 mil pessoas sabem que possuem a doença, mas não procuram tratamento. Outros 150 mil convivem com o vírus e não sabem. Ou seja, estes dois grupos permanecem com o HIV sem controle, o que representa risco elevado de infecção. Como o vírus demora cerca de cinco a oito anos para se manifestar muitos não procuram o teste de diagnóstico e nem os remédios.
O objetivo é motivar aquela pessoa que já sabe que é soropositiva, mas que não iniciou o tratamento ou aquela que, por algum motivo, interrompeu o uso dos medicamentos, a iniciar ou retomar o uso dos antirretrovirais, que são medicamentos responsáveis pela redução da carga viral e, consequentemente, pela redução das infecções oportunistas e redução do risco de transmissão do HIV para outras pessoas, numa relação sexual sem preservativo.
Faça a sua parte: previna-se; faça o teste; seja solidário com quem tem o HIV; se você sabe que já tem o HIV, cuide-se; tome os medicamentos corretamente; use sempre camisinha e proteja seu parceiro do HIV diminuindo a carga viral.
Nos dias 01 e 02 de dezembro de 08:00 às 16:00 h e sábado dia 03 de Dezembro de 08:00 às 11:00 h, realizaremos coleta de sangue para teste de HIV/Aids e Sífilis. Venha participar conosco, não precisa estar em jejum.