Quem trabalha o dia inteiro em pé ou sentado sabe que a rotina tem reflexos – e que eles podem ser bem maiores do que um desconforto ao descalçar o sapato no final do dia.
Um dos primeiros sintomas a aparecer é a sensação de inchaço nas pernas, nos pés e nos tornozelos, causada pela má circulação devido ao tempo em que se permanece na mesma posição, explica a cirurgiã cardiovascular Luciane Barreneche. Vale lembrar que o sangue que corre nas pernas volta direto ao coração. Quando as válvulas presentes dentro das veias funcionam mal, o sangue não circula normalmente e se acumula principalmente nos membros inferiores do corpo, causando a incômoda sensação de inchaço, que quem passa oito horas ou mais na mesma posição conhece bem.
Na lista de incômodos e futuros problemas que quem passa longas horas trabalhando em pé pode ter também estão as temidas varizes, dilatações nas veias que acentuam o inchaço e a sensação de desconforto causada por ele e que podem evoluir para feridas mais complexas. Em casos graves, os médicos também alertam para o risco de trombose, doença causada pela formação de um coágulo dentro de um vaso sanguíneo, que prejudica – e muito! – a circulação. Para ficar alerta.
Para quem fica muito tempo em pé:
- Divida o peso
Sempre que possível, transfira o seu peso de um pé para outro ou, se for possível, coloque um dos pés em um apoio mais alto. Isso ajuda a diminuir a carga sobre os músculos das costas.
- Nem no céu, nem na terra
Evite saltos altíssimos e rasteiras. O ideal é priorizar sapatos com salto de cerca de 3 centímetros. Cuidado também com os scarpins de bico muito fino.
Para quem passa muito tempo sentada:
- Levante-se
A cada uma hora de trabalho, saia da cadeira por alguns minutos para mexer as pernas. Que tal dar uma volta no andar ou buscar um copo de água?
- Descruze as pernas
Nada de ficar com as pernas cruzadas por baixo da mesa. Ao sentar- se, mantenha as pernas ligeiramente separadas e os pés no chão. Invista também em apoios para os pés que fiquem até 15 centímetros acima do chão.
Para todas:
- Mexa-se
Praticar exercícios ajuda automaticamente a melhorar a sua circulação. Cooper, corrida, andar de bicicleta ou até dar uma caminhada podem melhorar bastante a saúde das suas pernas.
- Menos sal
Consumido em excesso, o sódio contribui para que o corpo retenha líquido. Que tal substituir o sal por orégano?
- Para o alto
Sabe a expressão “ ficar com as pernas para cima”? É exatamente essa a recomendação. Ao chegar em casa no final do dia, dê- se o luxo necessário de deitar no sofá ou na cama com as pernas para cima, na altura do coração. A indicação é permanecer assim por pelo menos meia hora.
- Automassagem
Antes de dormir, massageie pernas e pés com movimentos circulares e de baixo para cima, para melhorar a circulação. Vale acrescentar um bom hidratante para deixar a pele macia também e potencializar o ritual.
- Compressão
Se os sintomas de inchaço e sensação de peso nas pernas se acentuarem, questione seu médico sobre a possibilidade de usar meias elásticas de compressão.
- Eleve as pernas
Levantar um pouco os membros inferiores enquanto se está sentado ou mantê-las elevadas quando se está deitado favorece o retorno venoso. Para tornar a circulação mais fluída, erga as pernas alguns minutos por dia e durma com as pernas mais altas do que a cabeça, subindo ligeiramente a parte da cama onde repousa os pés, com uma almofada.
0 comentários:
Postar um comentário