CF Aloysio Augusto Novis

AV. Bras de Pina, 651 - Penha Circular - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21210-673
☎ Telefone: (21) 2270-5732 | (21) 99896-1360
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Liliane Caldas | CNES 5179726 - ESF: 08 | ESB: 03

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

31 de março de 2017

31/03/17 - DIA NACIONAL DA SAÚDE E NUTRIÇÃO

31/03/17 - DIA NACIONAL DA SAÚDE E NUTRIÇÃO

Em 31 de março comemora-se o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, que faz parte do calendário do Ministério da Saúde. Data esta importante para refletir como são feitas nossas escolhas, quando se trata de avaliar nossa alimentação. Afinal, essas escolhas estão intimamente relacionadas à nossa qualidade de vida.


A prática da boa alimentação começa desde cedo, ao nascimento, com o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida. Após essa fase, a amamentação poderá ser feita de maneira complementar até os 2 anos. Em cada fase da vida (criança, adolescente, adulto ou idoso), o ser humano possui diferentes necessidades nutricionais.

Muitos adultos obesos foram crianças obesas e é por essa razão que é importante ter um olhar mais cuidadoso com a alimentação. Pois neste inicio da vida há formação, crescimento e desenvolvimento celular, e as informações genéticas serão gerenciadas. Alguns pais têm dificuldade em reconhecer que o filho está acima do peso. O excesso de peso e a autoimagem no futuro do individuo estará comprometida, podendo provocar problemas de saúde como o diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e a obesidade mórbida.

Reduzir o consumo de alimentos processados e aumentar o consumo de frutas e verduras para algumas pessoas não é tão fácil. Pequenas mudanças na alimentação terão grande valor na prevenção de doenças crônico-degenerativas.

Para isso, desde 2006, o Ministério da Saúde desenvolveu o Guia Alimentar para a População Brasileira. Ele encontra-se disponível para consulta no site do Ministério.



30 de março de 2017

30/03/17 - SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

30/03/17 - SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

CONQUISTA! Essa é a palavra chave que define o Sistema Único de Saúde Brasileiro (SUS), afinal foi através de muita luta que a qualidade de vida do país pode ser melhorada. Há um tempo atrás, a saúde era encarada apenas como a ausência de doenças, mas por meio de reivindicações como, por exemplo, o “Movimento Sanitarista”, o conceito de saúde foi ampliado ao observar os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) da população, ou seja, as condições de vida das pessoas, a renda, escolaridade, saneamento básico, etc.

Graças a todos os esforços do povo, hoje o SUS é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Criado na Constituição Federal Brasileira em 1988, para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros. Tal Sistema abrange desde a promoção da saúde até as atividades especializadas, como o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.

MAS, POR QUE SISTEMA ÚNICO?

Porque ele segue a mesma doutrina e os mesmos princípios organizativos em todo o território nacional, sob a responsabilidade das três esferas autônomas de governo federal, estadual e municipal. Assim, o SUS não é um serviço ou uma instituição, mas um Sistema que significa um conjunto de unidades, de serviços e ações que interagem para um fim comum. Esses elementos integrantes do sistema, referem-se ao mesmo tempo, às atividades de promoção, proteção e recuperação da saúde.

QUAL É A DOUTRINA DO SUS?

Baseado nos preceitos constitucionais a construção do SUS se norteia pelos seguintes princípios doutrinários:

UNIVERSALIDADE – É a garantia de atenção à saúde por parte do sistema, a todo e qualquer cidadão. Com a universalidade, o indivíduo passa a ter direito de acesso a todos os serviços públicos de saúde, independente de sexo, raça, situação socioeconômica, e outros.

EQÜIDADE – É assegurar ações e serviços de todos os níveis de acordo com a complexidade que cada caso requeira, more o cidadão onde morar, sem privilégios e sem barreiras. Todo cidadão é igual perante o SUS e será atendido conforme suas necessidades até o limite do que o sistema puder oferecer para todos. As pessoas não são iguais, portanto, têm necessidades diferentes.

INTEGRALIDADE - este princípio considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades. Para isso, é importante a integração de ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação. Juntamente, o principio de integralidade pressupõe a articulação da saúde com outras políticas públicas, para assegurar uma atuação intersetorial entre as diferentes áreas que tenham repercussão na saúde e qualidade de vida dos indivíduos.

O SUS desde sua criação ajudou e ajuda muito a população, mas ainda tem muito a melhorar e todos podem contribuir com as futuras mudanças, pois ele é o sistema do país e busca sempre atender a todos da melhor maneira possível.

#euacreditonoSUS




- See more at: http://www.redehumanizasus.net/94403-sistema-unico-de-saude-parte-01-conhecendo-melhor-o-sus-e-suas-doutrinas#sthash.mpPr0Rtm.dpuf

30/03/17 - CUIDANDO DE QUEM CUIDA

30/03/17 - CUIDANDO DE QUEM CUIDA

Cuidando de quem cuida, um momento para os funcionários praticarem exercícios leves e relaxamento, para que o trabalho possa fluir dá melhor maneira possível.





30/03/17 - CARAVANA DA DOAÇÃO

30/03/17 - CARAVANA DA DOAÇÃO

Mais uma caravana da doação de sangue organizada pela professora Clarice do programa academia Carioca foi ontem..... Levamos 11 pessoas. Se quiser participar, venha nos procurar.
Vamos encher os bancos de sangue!!!

Doe sangue, doe vida!







29 de março de 2017

29/03/17 - ATENDIMENTO HUMANIZADO

29/03/17 - ATENDIMENTO HUMANIZADO

Realizado acompanhamento do pré Natal á puericultura com a Drª Marcela da Equipe Bento Cardoso.


28 de março de 2017

28/03/17 - AÇÃO DA EQUIPE BENTO CARDOSO

28/03/17 - AÇÃO DA EQUIPE BENTO CARDOSO

A Equipe Bento Cardoso realizou ação na Escola Municipal Pioneiras, com orientações aos pais sobre vacinação e verificando os cartões de vacina, além de pesar e medir todas as crianças das turmas da manhã e da tarde.





28/03/17 - AÇÃO DA EQUIPE MILTON SANTOS

28/03/17 - AÇÃO DA EQUIPE MILTON SANTOS

Dia de Promoção da Alimentação Saudavel na escola Augusto Motta- equipe Milton Santos e NASF.






27 de março de 2017

27/03/17 - ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

27/03/17 - ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

Frequentemente vêm ao meu consultório, pacientes em busca de fórmulas mágicas ou então em busca de vitaminas ou, mais do que isso e até em resumo dessas preocupações, algo que os faça deixar de envelhecer. Nesse sentido, posso dizer com tranquilidade que, todas as pessoas que existem no planeta vão envelhecer, as pessoas que lutam contra essa situação natural, pode acabar sofrendo, e acabam, infelizmente, não cuidando da saúde, com o passar dos anos.Explicado isso, ainda inexistente anti-envelhecimento mas, o envelhecimento saudável.


O envelhecimento saudável baseia-se em cinco pilares, cada um deles, seria tema de longas discussões e frequentemente, de uma forma objetiva: Dieta saudável; Atividade física regular; Inserção social; Saúde emocional; Controle de doenças. Esses mesmos tópicos acabam por apresentar muitas intersecções mas no final estão relacionados ao mesmo conceito: hábitos de vida saudável. Ainda mais além, relaciona-se ao conceito evolucionista de viver mais como nossos antepassados.

Em relação a alimentação nossos antepassados, foram selecionados evolutivamente devido a fatores alimentares. Isso consiste de forma objetiva em uma alimentação de quantidade suficiente (entendam sem exageros) visto que não havia nem uma abundância de alimentos disponíveis e, consequentemente não havia essa epidemia de obesidade. Outro ponto em relação a alimentação refere-se a qualidade dos alimentos. Nesse sentido, apesar de não se poder dizer que nossos antepassados tivessem uma alimentação saudável, pode-se afirmar que se tivesse uma dieta baseada em alimentos naturais ao contrário da abundância de produtos industrializados que ingerimos hoje. Passar mais tempo na feira e menos no supermercado e comer apenas o necessário. Essa seria uma boa forma de adaptar esses conceitos.

Quanto a atividade física regular, o raciocínio evolutivo é semelhante. Nossa genética, também foi selecionada baseada na atividade física, da qual dependia a caça, a agricultura e consequentemente toda a possibilidade de se alimentar e por assim dizer, toda a possibilidade de sobreviver e perpetuar a espécie. Hoje, as recomendações das sociedades médicas preconizam um período de atividades físicas de intensidade moderada por 30 minutos 5 vezes por semana ou atividades de alta intensidade por 20 minutos 3 vezes por semana. Para não me estender muito mais num assunto que seria tema de muitas aulas e discussões infindáveis, ressalto que esses períodos referem-se a atividades aeróbicas, também se faz importante os exercícios de fortalecimento muscular e na faixa etária geriátrica, em especial, os exercícios de equilíbrio. Reforço ainda que, essa é uma recomendação mínima e, nesse sentido, atividades com carga e duração progressivamente maiores, desde que em ambiente seguro, apresentam benefícios progressivamente maiores.

A saúde emocional e a inserção social são conceitos frequentemente desprezados pela maior parte dos médicos. Nesse sentido, gostaria de propor a cada leitor, que faça o seguinte raciocínio: é normal o que estamos vivenciando hoje? É normal sair de casa todas as manhãs já sob uma carga de estresse, uma ou várias buzinadas e/ou xingamentos? É normal a cobrança pela qual o mundo moderno nos impõe com a exigência de tudo para ontem, ou as quantidades de tarefas e informações que se deve assimilar? Será que a nossa genética foi selecionada através desses mecanismos? E lembrem-se, o comum, não é o normal. Por isso se explica, sem a menor sombra de dúvidas, as altas taxas de distúrbios psiquiátricos que assolam a humanidade hoje em dia.

Posso dizer que, nesse momento, boa parte dos leitores está refletindo a respeito de seu estilo de vida e de suas rotinas e atividades diárias. Deixo para o final desta reflexão e, mais ainda, também como uma mensagem até para os meus colegas médicos, o quinto e último pilar, controle de doenças. Entendo que a maior parte dos médicos esteja habituada a apenas tratar das doenças quando estas já estão manifestas mas, quando estamos tratando, provavelmente é porque em boa parte das vezes, deixamos de prevenir e de atentar para os conceitos expostos nos parágrafos acima. Sabemos tratar e, com os avanços da medicina podemos tratar cada vez mais doenças. Somos treinados para isso exaustivamente e isso faz parte do conceito de envelhecimento saudável. Entretanto, adicionando aos cuidados medicamentosos os cuidados com os demais pilares, estaremos fazendo muito mais pela saúde da humanidade.



26 de março de 2017

26/03/17 - DOE SANGUE, DOE VIDA!

26/03/17 - DOE SANGUE, DOE VIDA!

Se vc tem entre 16 e 69 anos (pesa mais q 50kg está c/ boa saúde) e ñ qr chegar de madrugada num posto de saúde p/ tomar vacina da febre amarela, tenho uma dica p/ te dar:
Vá ao HEMORIO doar sangue!!!
Vc ganhará de "brinde" a vacina de febre amarela, um atestado q te dá um dia de folga e um lanchinho show de bola!!!
O estoque do HEMORIO está super baixo e tem mt gnt precisando!!!

Para mais informações, vá em
 www.hemorio.rj.gov.br

Bora ajudar, galera!!!


25 de março de 2017

25/03/17 - DOAÇÃO DE FRASCOS DE VIDRO

25/03/17 - DOAÇÃO DE FRASCOS DE VIDRO

Nossa parceria fiel na doação dos vidros para coleta de leite humano... Há 3 anos nos ajudando nessa missão, agradecemos muito pela ajuda constante.

Quem puder ajudar, agradecemos muito!



24 de março de 2017

24/03/17 - DIA MUNDIAL DE COMBATE À TUBERCULOSE

24/03/17 - DIA MUNDIAL DE COMBATE À TUBERCULOSE

No dia 24 de Março comemoramos “O Dia Mundial de Combate à Tuberculose”. A data foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch. O advento da epidemia do HIV/AIDS nos países endêmicos para tuberculose têm acarretado aumento significativo de tuberculose pulmonar com baciloscopia negativa e formas extrapulmonares. Embora sejam menos infectantes que os pacientes com baciloscopia positiva (bacilífiros), estes pacientes, em geral, são mais imunocomprometidos, apresentam mais reações adversas aos medicamentos e têm maiores taxas de mortalidade agravadas pelo diagnóstico tardio dessas formas. É frequente a descoberta da soropositividade para HIV durante o diagnóstico de tuberculose. Conforme os dados da vigilância epidemiológica ministério da saúde_ Brasília boletim de 2013, estima-se um total entre 718 á 720 mil casos de HIV/AIDS; sendo que: mantém-se a média de 39.185 casos novos por ano com cerca de 11.896 mortos todo ano.

Estudos recentes indicam que a probabilidade de um indivíduo infectado pelo HIV desenvolver a infecção tuberculosa após a exposição ao bacilo pode ser elevada em 25 vezes ao risco de desenvolver a forma mais grave que em um indivíduo não infectado elevando a presença de formas extrapulmonares e a alta letalidade dos casos. Estima-se no Brasil que, embora a oferta de testagem para HIV seja de aproximadamente 70%, apenas cerca de 50% tem acesso ao seu resultado em momento oportuno, com uma prevalência de positividade de 15%. Além disso, a tuberculose e a maior causa de morte entre pessoas que vivem com HIV, sendo a taxa de óbito na confecção de 20%. Em pacientes HIV positivos a apresentação clinica da tuberculose é influenciada pelo grau de imunossupressão e, de maneira geral, a investigação diagnóstica da tuberculose na confecção é semelhante à investigação na população geral, tendem a apresentar mais comumente perda de peso e febre e menos tosse e hemoptise quando comparados com pacientes não infectados pelo HIV. Apresentação pulmonar atípica e frequente na confecção é um sinal sugestivo de imunodeficiência avançada, sendo comum a presença apenas de infiltrado em segmento(s) inferior (es) e/ou linfadenomegalias no hilo pulmonar. É possível que o M. tuberculosis ative a replicação do HIV acelerando a progressão do quadro clínico da AIDS e o M. tuberculosis ativa-se mais precocemente que outros agentes oportunistas associados à AIDS, como o Pneumocystis carinii, em situações de diminuição das atividades normais do sistema imunológico.

NÃO FIQUE NA DÚVIDA, PROCURE SEU MÉDICO E FAÇA O TESTE.


23 de março de 2017

23/03/17 - CURSO DE ACESSO SEGURO

23/03/17 - CURSO DE ACESSO SEGURO

Realização do Curso de Acesso Seguro, uma forma de orientar e debater a melhor maneira de agir quando o território estiver em conflito. Agradecimentos a todos os profissionais que contribuíram para a realização bem sucedida.




23/03/17 - CARAVANA DA DOAÇÃO

23/03/17 - CARAVANA DA DOAÇÃO

Dia de fazer o bem!!! Caravana da doação de sangue organizada pela professora Clarice do programa academia Carioca. Foram 5 alunos e 8 funcionários, e todos conseguiram doar.

A cada pessoa que doa sangue pode-se salvar 3 vidas..... Sendo assim, podemos dizer que ajudamos a salvar 39 vidas hoje. Seja você também doador e ajude a salvar ao menos três vidas.

DOE SANGUE, DOE VIDA!






23/03/17 - AÇÃO DA EQUIPE SERENO

23/03/17 - AÇÃO DA EQUIPE SERENO

Equipe Sereno realizou ação na Creche Mussum o Trapalhão, conversando com nossos pequenos sobre a importância da Alimentação Saudável e seus benefícios, além de verificação do cartão de vacina, e orientação sobre a necessidade de manter as vacinas em dia.




23/03/17 - Vacinação contra febre amarela

23/03/17 - Vacinação contra febre amarela

ATENÇÃO!


Considerando que NÃO temos casos de Febre Amarela no Município do Rio de Janeiro, vacinaremos de forma preventiva e ao longo de 2017. Pedimos CALMA. Orientamos a população da seguinte forma:

Sábado, dia 25/03, das 8h às 17h - Início da vacinação contra à Febre Amarela;

Segunda, dia 27/03, Das 8h às 17h - Continuidade da vacinação contra à Febre Amarela, que será integrada a nossa rotina e oferecida todos os dias, até o final do ano.

Não existe a menor necessidade de correria. Este comportamento culmina em enormes filas e total desconforto a todos.

A vacina da febre amarela tem contraindicações muito importantes e que serão rigorosamente seguidas pelas equipes técnicas.

Não podem tomar a vacina crianças menores de 9 meses e adultos acima de 60 anos; gestantes e mulheres que estejam amamentando crianças menores de 6 meses; pacientes com doença ou em tratamento que cause imunodeficiência, como câncer ou HIV sintomático; pessoas com história de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina ou alergia a ovo de galinha e seus derivados. 

Quaisquer solicitações fora das indicações deverão ser atendidas somente com indicação médica original, com assinatura e CRM do médico que será o responsável. Se possui qualquer dúvida sobre a indicação dá vacina, aguarde e procure seu médico para ter certeza se está apto a ser vacinado.

Contamos com o apoio e compreensão de todos.


23/03/17 - Prepare seu filho para enfrentar o mundo…

23/03/17 - Prepare seu filho para enfrentar o mundo…

Ensinem suas filhas e filhos a pegar ônibus logo cedo, primeiro com vocês, depois sozinhos. Eles vão precisar disso um dia na adolescência ou na vida adulta e mesmo que você seja muito rico e pense que não precisarão, não há como ter certeza. Se nunca andaram, terão tendência a ficarem abobalhados, pouco espertos e mais propensos a sofrerem assaltos ou atropelamentos.

Ensinem seus filhos e filhas a andar a pé, porque só se aprende a atravessar ruas andando a pé. Bicicleta só para recreação, com você carregando o malinha e sua mala rampa acima, não vai dar boa coisa. Molequinhos e molequinhas precisam saber ir e voltar. Carregarem seus casaquinhos, bonequinhas e carrinhos faz parte da missão: mãe e pai não são cabides.

Ensinem suas filhas e filhos desde bebês a descascar bananas, maiorezinhos devem saber comer maçã sem ser picada, devem aprender a espremer um suco no muque, usar garfo e faca, colocar a roupa suja no cesto, lavar, secar e guardar louça. Assim não serão os malas na casa da tia no dia do pijama. No mínimo.

Ensinem seus filhos e filhas adolescentes a lavar o próprio par de tênis, lavar, pendurar, recolher e dobrar roupas, cozinhar algo básico, trocar lâmpadas e resistência do chuveiro. Ensine que isso pode não ser prazeroso como tomar um sorvete ou jogar no celular, mas é importante e necessário.

Ensinem suas filhas e filhos a plantar, colher e entenderem a diferença entre um pé de alface e um pé de couve. Você pode não acreditar, mas por falta de ensinamentos básicos muita criança se cria achando que leite é um produto que nasce em caixas. Isso não é engraçado, é um efeito colateral involutivo do nosso tempo.

Não tema o fogo, o fogão, a chaleira nas mãos dos coitadinhos. Se você não ensinar, eles vão fazer muita bobagem e vão se queimar. Educar é confiar nas capacidades e na inteligência deles. É mostrar perigos e ensinar a lidar com perigos.

Eduquem seus filhos para a vida, para capacidades. Prazer não precisa ser ensinado, é um benefício, um privilégio. Ter empregada doméstica em casa não deve ser visto e sentido como alguém que vem acoplado ao lar, quase uma “coisa” um “objeto humano” de limpar e organizar sem parar.

Essas não são dicas moralistas. Educar para a solidariedade é um ato até egoísta e nada poético. Ao ensinar coisas básicas de sobrevivência aos filhos, estamos promovendo confiança e capacidade, auto-estima, senso de dever e responsabilidade.

Evite produzir e multiplicar pessoas que um dia serão adultos entediados, mimados que acharão eternamente que vieram ao mundo a passeio, sem a menor noção do que é resiliência, inaptos para cuidar de si mesmos e de outros, caso se multipliquem preguiçosamente.

A vida pode ser bela, a vida pode não ser dura para herdeiros, mas ela cobrará sempre, de qualquer um de nós, firmeza e força de vontade. Isso não é nato, depende de adversidades e luta pela sobrevivência e nada tem a ver com capacidade de apertar um botão ou deslizar os dedões no Iphone.

Por Cláudia Rodrigues

22 de março de 2017

22/03/17 - Ação da Equipe Ary Barroso

22/03/17 - Ação da Equipe Ary Barroso

A Equipe Ary Barroso e a Equipe de Saúde Bucal realizaram ação nos EDIs Maria de Lourdes e tempo de aprender, com orientações sobre a importância da higiene corporal e bucal.





22/03/17 - DIA MUNDIAL DA ÁGUA

22/03/17 - DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Comemora-se no dia 22 de março o Dia Mundial da Água. Esta data é destinada a reflexão e discussão sobre a relação homem e água, e abordam temas como a conservação e proteção da água, desenvolvimento correto dos recursos hídricos e medidas para resolver problemas relacionados com poluição.

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) criou este evento no dia 22 de Fevereiro de 1993, devido à presença de grandes índices de poluição ambiental no planeta. Elaborou medidas cautelosas a favor da água e impôs a consciência ecológica em relação a este bem natural. Assim, é dever de cada ser humano conservar a água que é um grande patrimônio mundial e responsável por todo o equilíbrio do planeta Terra.


A água é essencial para todos os seres vivos e cobre cerca de 70% da superfície da terra. Os oceanos são responsáveis por 97,2% de toda a água do planeta, entretanto não podemos beber água do mar, por isso é necessário que as fontes de água doce sejam preservadas.

A importância da água é tamanha. Os seres humanos que poluem através de ações incorretas, esquecem de que essas ações podem atingi-los de forma direta. Além de ser o principal constituinte do corpo humano e essencial para o pleno funcionamento do organismo, a água é utilizada de diversas formas, principalmente para alimentação e sobrevivência dos animais e plantas.

Com o Dia Mundial da Água, espera-se que resíduos, entulhos e produtos tóxicos que são despejadas no meio ambiente sejam reduzidos e evitar a poluição das águas que aparecem sob diversas formas como através de poluição térmica (descarga de efluentes e altas temperaturas), poluição física (descarga de material em suspensão), poluição biológica (descarga de vírus e bactérias patogênicas) e poluição química (acontece devido a deficiência de oxigênio, toxidez e eutrofização).

Processos de decomposição que contribuem para o aumento de nutrientes e produtividade biológica, permite que as algas presentes nas águas se proliferem, tornando-a turva e aumentando a toxidez para os seres que vivem nela. Esse fenômeno é chamado de eutrofização e é um tipo de poluição química.

É de fundamental importância a conscientização da população mundial em relação à educação ambiental e atitudes do dia-a-dia fazem a diferença. Se cada um reduzir um a dois minutos do tempo de banho diário, três a seis litros de água serão economizados. Se multiplicar este volume pelo número de habitantes presentes em uma cidade, percebe-se que os resultados trazem impactos positivos e fazem a diferença.

21 de março de 2017

21/03/17 - COLEGIADO GESTOR

21/03/17 - COLEGIADO GESTOR

Realização do Colegiado Gestor hoje em nosso auditório, um grande debate entre funcionários, líderes de associações e pacientes sobre assuntos pertinentes para a melhoria do funcionamento da clínica, bem como avaliar os procedimentos que estão bem para manter.

Agradecemos a todos que participaram e convidamos todos para participarem de nosso próximo encontro.



21/03/17 - DIA DO ORGULHO SUS

21/03/17 - DIA DO ORGULHO SUS


Sabe aquela sensação de orgulho de si mesmo? Aquele sentimento de felicidade de poder fazer no seu dia a dia um bem para a sociedade? Aquela certeza de que o seu trabalho impacta positivamente a sua vida e a vida de outras pessoas ao seu redor? Então, é isso que pretende o Dia do Orgulho SUS que convida, cada 21 de março, a cidadãos e profissionais de saúde a se engajarem em ações que contribuam para a qualificação do sistema de saúde dos moradores do Rio de Janeiro.

A SMS comemora, no dia 21 de março, o Dia do Orgulho SUS. A data foi criada por iniciativa do Conselho Municipal de Saúde, inspirada em uma ação iniciada na Inglaterra, o Change Day. A campanha de mobilização, faz parte de um movimento global e voluntário em prol dos sistemas de saúde e busca marcar o compromisso de cada um para tornar a saúde pública melhor.

Qual o seu compromisso por um SUS melhor? O que você faz no seu dia a dia em prol do SUS? Fizemos essas perguntas nos dois últimos anos para os funcionários e usuários do sistema único de saúde no município do Rio por ocasião do Dia do Orgulho SUS. Em resposta, mais de 7,5 mil fotos foram publicadas no Instagram com compromissos para melhorar nosso sistema de saúde, marcadas pela hashtag #orgulhosus.

Comemorado em 21 de março, o Dia do Orgulho SUS é uma campanha que acredita que as pequenas ações de cada um, juntas, farão a diferença na construção de um sistema de saúde melhor para todos. Inspirada em uma ação iniciada na Inglaterra, o Change Day, a data foi criada por iniciativa do Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e faz parte de um movimento global e voluntário em prol dos sistemas de saúde em todo o mundo. O Orgulho SUS se inspira nesse movimento, buscando um Sistema Único de Saúde melhor para todos os cariocas. Não importa o tamanho da ação, e sim o empenho para cumpri-la.

Sucesso total nas redes sociais, a campanha mobilizou em média 20 mil profissionais e usuários da rede municipal de saúde do Rio de Janeiro, por edição. O Twibbon, ferramenta que permite alterar a foto de perfil no Facebook e Twitter mostrando o suporte do usuário a diversas campanhas, contou com a adesão de mais de 4 mil participantes. Somando as duas edições, as menções com o uso da hashtag #orgulhosus contabilizam mais de 15 mil publicações.

Em 2017, você está convidado a participar dessa grande ação em prol do fortalecimento do nosso Sistema Único de Saúde no período de 20 a 24 de março. Compartilhe uma foto no Instagram com a hashtag #orgulhosus explicando como você muda o nosso sistema. Organize eventos, mutirões de ações de saúde para a população, twittaços e mais. Podem ser pequenas ações, projetos e compromissos para responder a pergunta: como você contribui para um SUS mais participativo?

Participe do Dia do Orgulho SUS! Juntos, podemos fortalecer ainda mais esse sistema do qual tanto nos orgulhamos de fazer parte.
 Alterar a foto do perfil no Facebook e no Twitter por meio da ferramenta Twibbon para mostrar o apoio à campanha. Basta acessar o link: https://twibbon.com/support/orgulho-sus
 
 
 
 

Infográfico

16 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
28.949 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Atividade física diária pode mudar sua vida.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Brás de Pina, 651 - Penha Circular

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 2270-5732 | 99896-1360

Tecnologia do Blogger.

Seguidores