30 de novembro de 2016
Ação da Equipe Acioli em conjunto com a Equipe de Saúde Bucal na Creche Morro da Paz, com orientações sobre os malefícios do uso de chupetas e mamadeiras para a formação dos dentes.
30/11/16 - Você sabia que nossa clínica recebe doação de leite materno?!
Venha conhecer nossa sala Mamãe e bebê, um espaço confortável, tranquilo e higiênico, onde nossas mamães recebem orientações, podem tirar dúvidas e realizar a ordenha com calma e tranquilidade. Venha conhecer!
Nossos profissionais e os bebês prematuros do Hospital Herculano Pinheiro, contamos com a sua ajuda.
Agradecimentos especiais para todos os profissionais que ajudaram na decoração.
30/11/16 - Palestra sobre amamentação
Nossos profissionais estão sempre se reciclando, treinando e adquirindo informações para melhor atender nossos pacientes. Foi realizada palestra sobre a importância amamentação, técnicas de ordenha, posições de pega e muito mais.
29 de novembro de 2016
29/11/16 - Sala de espera
O psicólogo Arthur com suporte da Agente Comunitária Flávia realizaram sala de espera com um debate sobre a consciência negra, com auxílio de vídeo sobre o tema.29/11/16 - Grupo de Tabagismo
Uma oportunidade para quem deseja deixar o vício do cigarro.
Venha fazer parte desse grupo você também!
29/11/16 - Ação da Equipe Milton Santos
Ação da Equipe Milton Santos no Colégio Pioneiras, orientações sobre a preservação há pediculose e higiene corporal.28 de novembro de 2016
28/11/16 - Ação da Equipe Ary Barroso
Ação da Equipe Ary Barroso na Escola Municipal Professor Augusto Motta, com orientações sobre a preservação do meio ambiente e a necessidade da coleta seletiva de lixo.27 de novembro de 2016
27/11/16 - DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER
O dia 27 de novembro é o Dia Nacional de Combate ao Câncer. A data foi criada em 1988, com o intuito de ampliar o conhecimento da população sobre as formas de prevenção e de tratamento da doença. A Fundação do Câncer divulgou informações durante a última semana da campanha, como forma de instruir a população a respeito das medidas profiláticas de mais fácil execução e de maior efetividade.
25 de novembro de 2016
25/11/16 - Teste, Trate, Viva melhor!
A Clínica da Família Aloysio Augusto Novis, estará realizando gratuitamente nos dias 01 e 02 de Dezembro de 08:00 às 16:00h, realizaremos coleta de sangue para teste de HIV/Aids e sífilis.
Não precisa estar em jejum.
No sábado dia 03 de Dezembro, das 08:00 às 11:00h.
24 de novembro de 2016
24/11/16 - Reunião dos profissionais
Realizada reunião entre os Agentes Comunitários de Saúde e a Gerente Liliane, para debater as ações que serão adotadas pela clínica.23 de novembro de 2016
23/11/16 - Ação da Equipe Ary Barroso
A Equipe Ary Barroso realizou uma reunião no território, com todos os profissionais da equipe, os moradores e a associação de moradores, afim de esclarecer as dúvidas, escutar os questionamentos e debater as ações de melhoria. Agrademos a todos que compareceram, pois estamos buscando sempre a melhora no atendimento.22 de novembro de 2016
22/11/16 - Dia do Músico
Há canções ligadas à infância, à juventude, ao primeiro amor, a uma grande tristeza, ao casamento. Todas essas músicas compõem a memória musical de uma pessoa e podem despertar emoções cruciais para a melhora de certas condições de saúde. Quando utilizamos músicas relacionadas à história de um portador de Alzheimer, por exemplo, essa pessoa consegue relembrar fatos com detalhes: isso não viria à tona, caso indagássemos aquele paciente.
A música tem um impacto direto e mensurável no estado mental, reposta biológica ao stress, sensação de dor, ação cardíaca, pressão sanguínea, níveis de hormônio, produção de morfinas, adrenalina e atividade elétrica cerebral
Para você que trabalha de Sol a Sol, de Ré a Ré, Dó a Dó e mesmo assim precisa ouvir muito Mi Mi Mi como se a música não fosse trabalho, a nossa sincera homenagem. Feliz Dia do Músico.
21 de novembro de 2016
21/11/16 - Racismo ou injúria racial
Embora impliquem possibilidade de incidência da responsabilidade penal, os conceitos jurídicos de injúria racial e racismo são diferentes. O primeiro está contido no Código Penal brasileiro e o segundo, previsto na Lei n. 7.716/1989. Enquanto a injúria racial consiste em ofender a honra de alguém valendo-se de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem, o crime de racismo atinge uma coletividade indeterminada de indivíduos, discriminando toda a integralidade de uma raça. Ao contrário da injúria racial, o crime de racismo é inafiançável e imprescritível.
A injúria racial está prevista no artigo 140, parágrafo 3º, do Código Penal, que estabelece a pena de reclusão de um a três anos e multa, além da pena correspondente à violência, para quem cometê-la. De acordo com o dispositivo, injuriar seria ofender a dignidade ou o decoro utilizando elementos de raça, cor, etnia, religião, origem ou condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência.
Em geral, o crime de injúria está associado ao uso de palavras depreciativas referentes à raça ou cor com a intenção de ofender a honra da vítima. Um exemplo recente de injúria racial ocorreu no episódio em que torcedores do time do Grêmio, de Porto Alegre, insultaram um goleiro de raça negra chamando-o de “macaco” durante o jogo. No caso, o Ministério Público entrou com uma ação no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS), que aceitou a denúncia por injúria racial, aplicando, na ocasião, medidas cautelares como o impedimento dos acusados de frequentar estádios. Após um acordo no Foro Central de Porto Alegre, a ação por injúria foi suspensa.
Já o crime de racismo, previsto na Lei n. 7.716/1989, implica conduta discriminatória dirigida a determinado grupo ou coletividade e, geralmente, refere-se a crimes mais amplos. Nesses casos, cabe ao Ministério Público a legitimidade para processar o ofensor. A lei enquadra uma série de situações como crime de racismo, por exemplo, recusar ou impedir acesso a estabelecimento comercial, impedir o acesso às entradas sociais em edifícios públicos ou residenciais e elevadores ou às escadas de acesso, negar ou obstar emprego em empresa privada, entre outros. De acordo com o promotor de Justiça do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Thiago André Pierobom de Ávila, são mais comuns no país os casos enquadrados no artigo 20 da legislação, que consiste em “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”.
20 de novembro de 2016
20/11/16 - Dia da Consciência Negra
Este dia está incluído na semana da Consciência Negra e tem como objetivo um reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira.
O dia 20 de Novembro foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial, onde os escravos começaram a ser introduzidos por volta de 1594. Um quilombo é uma região que tinha como função lutar contra as doutrinas escravistas e também de conservar elementos da cultura africana no Brasil.
Em 2003, no dia 9 de Janeiro, a lei 10.639 incluiu o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar. A mesma lei torna obrigatória o ensino sobre diversas áreas da História e cultura Afro-Brasileira. São abordados temas como a luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira, o negro na sociedade nacional, inserção do negro no mercado de trabalho, discriminação, identificação de etnias etc.
19 de novembro de 2016
19/11/16 - Ação da Equipe Milton Santos
Ação da Equipe Milton Santos na Creche tempo de aprender.
11 de novembro de 2016
11/11/16 - Orientações sobre coleta
- Coleta para exame de urina
A amostra deverá ser coletada pelo paciente na manhã do dia destinado a entrega do mesmo (primeira urina do dia). Fazer a higiene da região genital apenas com água e sabão. Desprezar o primeiro jato urinário e colher o restante, o suficiente para encher o recipiente adequado (Solicitar o recipiente ao médico no momento da realização do pedido). Fazer a entrega do material na clínica. Não é necessário identificar o recipiente.
- Coleta de fezes
Realizar a coleta preferencialmente pela manhã no dia da entrega ao laboratório. Apanhar 03 (três) porções pequenas do mesmo material fecal, em posições diferentes (começo, meio e fim das fezes). Se for preciso coletá-las no dia anterior, mantê-las armazenadas na geladeira. Colocar as fezes em recipiente adequado (oferecido pela clínica).
- Exames de sangue em geral
A coleta de sangue deve ser realizada preferencialmente com o paciente em jejum, de acordo com o exame a ser realizado:
4h para coleta de sangue que tenha cortisol, lembrando que a mesma deverá ser feita até às 8h da manhã, além de ser imprescindível informar os medicamentos em uso, principalmente glicocorticóides (inclusive pomadas e cremes), dia e hora da última dose;
4h para dosagem de prolactina, recomendando-se um repouso de 30 minutos antes da coleta, para quem fez exercícios físicos;
8h para dosagem de glicose;
12h para dosagens que incluam colesterol, triglicerídios e lipidograma;
6h para as demais coletas.
- Remédios interferem em exames laboratoriais?
Alguns, sim. Os antibióticos e os antiinflamatórios, por exemplo, interferem nos testes de coagulação do sangue, normalmente solicitados em pré-operatórios. Portanto, quaisquer que sejam os remédios que esteja tomando, avise ao médico no momento da solicitação do exame. Caso um deles interfira, você terá que conversar com o seu médico sobre a possibilidade de suspendê-lo por alguns dias. Se a interrupção não for possível, esse dado terá que ser levado em conta na avaliação do resultado.
- E fumar antes de fazer exame, tudo bem?
De jeito nenhum, se forem testes de agregação plaquetária, curva glicêmica ou exame ergométrico. Nesses casos, não fume no dia do exame.
- Há alguma incompatibilidade entre as vitaminas e os exames laboratoriais?
Sim, pois elas também atrapalham certos exames.Por exemplo, a vitamina C altera o de creatinina. Já a vitamina E interfere nos testes de agregação plaquetária.
3 de novembro de 2016
03/11/16 - Saúde é atitude
Especialistas alertam que o cuidado com a saúde deve ser uma preocupação permanente entre a população masculina. Atitudes simples, como manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e fazer consultas periódicas de check-up podem garantir mais anos de vida.
No Brasil, os homens vivem em média sete anos a menos do que as mulheres. Isso acontece porque eles são as principais vítimas da violência e acidentes de trânsito no país. Além disso, o diagnóstico precoce de doenças entre os homens é mais difícil, visto que eles não têm o hábito de ir a consultas médicas ou fazer exames de rotina.
Segundo o coordenador estadual de Saúde do Homem, Rubens Bendlin, mudar este comportamento é o primeiro passo para que os homens tenham uma vida mais saudável. “Muitas mortes masculinas poderiam ser evitadas caso a pessoa tivesse procurado atendimento médico mais cedo. Hoje, infelizmente, isso fica mais difícil, pois o diagnóstico é muito tardio e a doença já está em estágio avançado”, explicou.
Para reverter esse quadro, o ideal é que homens com menos de 35 anos realizem pelo menos uma consulta médica de check-up ao ano. A partir desta faixa etária, o recomendado é a realização de no mínimo duas consultas. Se a pessoa tem histórico de alguma doença crônica na família, o acompanhamento deve ser mais frequente.
O médico cardiologista da Secretaria da Saúde, André Ribeiro Langowiski, lembra ainda que os homens têm mais chances de desenvolver problemas cardiovasculares durante a vida e por isso devem estar atentos a alguns fatores de risco. “Quem tem colesterol alto, diabetes, hipertensão, fuma ou é obeso deve ter cuidado redobrado. É importante que se evite o sedentarismo, o estresse elevado e alimentação rica em açúcar, sal e gorduras”, ressaltou.
Para incentivar os homens a cuidar mais da saúde, o Estado do Paraná promove todos os anos a campanhas, que mobiliza entidades do setor público e privado em torno de ações voltadas para o bem estar deste público.
1 de novembro de 2016
01/11/16 - Saúde do Homem: Prevenção é Fundamental
Cada vez mais pesquisas comprovam que a saúde, mais do que genética, é consequência das escolhas e hábitos de vida. Hábitos saudáveis e acompanhamento de saúde preventivo são o caminho para o envelhecimento com qualidade de vida. Porém os homens costumam dar menos atenção à saúde e realizam menos consultas médicas.
Um levantamento do Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo mostra que 70% das pessoas do sexo masculino que procuram um consultório médico tiveram a influência da mulher ou de filhos. O estudo também revela que mais da metade desses pacientes adiaram a ida ao médico e já chegaram com doenças em estágio avançado.
Os homens brasileiros vivem, em média, 7,2 anos a menos que as mulheres. Entre as causas de morte prematura estão à violência e acidentes de trânsito, além de doenças cardiovasculares e infartos. Por isso o Ministério da Saúde implementou, em 2009, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Um dos principais objetivos é promover ações de saúde que contribuam para a compreensão da realidade singular masculina e propiciar um melhor acolhimento no Sistema Único de Saúde (SUS).
Angelita Herrmann, coordenadora de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, ressalta a importância de conscientizar o sexo masculino da importância de se cuidar. “É preciso chamar atenção dos homens para o auto cuidado. Homem não é super herói, eles precisam quebrar o mito de serem fortes o tempo todo. Essa cultura do não se olhar é que faz com que os homens morram antes das mulheres”, disse.
A adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são cruciais para diminuir estes agravos evitáveis. A identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz. Por isso, alguns exames devem fazer parte da rotina dos homens. “É preciso prestar atenção no corpo e ficar atento aos sinais que ele envia. O cuidado deve ser diário. Mudanças de hábitos alimentares, com menos alimentos gordurosos e ultra processados são fundamentais. Evitar estes comportamentos de risco é a chave para uma vida mais longa e saudável”, disse a coordenadora.
Aferir a pressão com frequência e acompanhar as taxas de colesterol são importantes para evitar doenças crônicas como a diabetes e a hipertensão. Outros testes importantes a serem realizados dizem respeito às doenças sexualmente transmissíveis como o teste de HIV, hepatite B (HBsAg) e do vírus da hepatite C (anti-HCV).
Os homens com mais de 50 anos e com sintomas de problemas na próstata, como dificuldade para urinar, jato urinário fraco ou sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, devem ir ao médico para investigar o problema. É possível que outras doenças, como uma infecção urinária esteja causando os sintomas. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.
Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos e assintomáticos, a recomendação também é consultar um médico, pois somente ele pode orientar quanto aos riscos e benefícios da realização dos exames. As evidências disponíveis demonstraram que a realização periódica do toque retal e dosagem de PSA em homens assintomáticos teve como resultado uma redução mínima da mortalidade por câncer de próstata, mas com um aumento importante dos danos na população rastreada, o que leva a recomendação de que não se organizem programas de rastreamento para este tipo de câncer. Todos os procedimentos devem ser solicitados pelo profissional de saúde, respeitando os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Outros cuidados, como autoexame de testículos e pênis, são importantes.
Vale lembrar que o câncer de próstata é considerado de terceira idade, já que ¾ dos casos acontecem a partir dos 65 anos e o risco pode ser maior em quem tem histórico familiar da doença. Ainda não existem exames adequados para o rastreamento do câncer de próstata e a melhor alternativa hoje é manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente seu médico.
Alguns sintomas podem mostrar alterações do sistema reprodutor, principalmente na próstata. São eles:
• Dificuldade para urinar
• Necessidade de urinar mais vezes (principalmente à noite)
• Urgência para urinar
• Dificuldade para iniciar ou parar o fluxo urinário
• Jato urinário fraco, reduzido ou interrompido
• Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga