- Coleta para exame de urina
A amostra deverá ser coletada pelo paciente na manhã do dia destinado a entrega do mesmo (primeira urina do dia). Fazer a higiene da região genital apenas com água e sabão. Desprezar o primeiro jato urinário e colher o restante, o suficiente para encher o recipiente adequado (Solicitar o recipiente ao médico no momento da realização do pedido). Fazer a entrega do material na clínica. Não é necessário identificar o recipiente.
- Coleta de fezes
Realizar a coleta preferencialmente pela manhã no dia da entrega ao laboratório. Apanhar 03 (três) porções pequenas do mesmo material fecal, em posições diferentes (começo, meio e fim das fezes). Se for preciso coletá-las no dia anterior, mantê-las armazenadas na geladeira. Colocar as fezes em recipiente adequado (oferecido pela clínica).
- Exames de sangue em geral
A coleta de sangue deve ser realizada preferencialmente com o paciente em jejum, de acordo com o exame a ser realizado:
4h para coleta de sangue que tenha cortisol, lembrando que a mesma deverá ser feita até às 8h da manhã, além de ser imprescindível informar os medicamentos em uso, principalmente glicocorticóides (inclusive pomadas e cremes), dia e hora da última dose;
4h para dosagem de prolactina, recomendando-se um repouso de 30 minutos antes da coleta, para quem fez exercícios físicos;
8h para dosagem de glicose;
12h para dosagens que incluam colesterol, triglicerídios e lipidograma;
6h para as demais coletas.
- Remédios interferem em exames laboratoriais?
Alguns, sim. Os antibióticos e os antiinflamatórios, por exemplo, interferem nos testes de coagulação do sangue, normalmente solicitados em pré-operatórios. Portanto, quaisquer que sejam os remédios que esteja tomando, avise ao médico no momento da solicitação do exame. Caso um deles interfira, você terá que conversar com o seu médico sobre a possibilidade de suspendê-lo por alguns dias. Se a interrupção não for possível, esse dado terá que ser levado em conta na avaliação do resultado.
- E fumar antes de fazer exame, tudo bem?
De jeito nenhum, se forem testes de agregação plaquetária, curva glicêmica ou exame ergométrico. Nesses casos, não fume no dia do exame.
- Há alguma incompatibilidade entre as vitaminas e os exames laboratoriais?
Sim, pois elas também atrapalham certos exames.Por exemplo, a vitamina C altera o de creatinina. Já a vitamina E interfere nos testes de agregação plaquetária.
0 comentários:
Postar um comentário