6 de maio de 2010
No dia 06 de maio de 2010, aconteceu no módulo de Saúde da Familia, Sereno, Paz e Fé, mais um encontro do Grupo de Hipertensos!
Como tradicionalmente acontece, iniciamos nossa quinta-feira com exercícios de alongamento. Este momento além de incentivar os participantes a se exercitarem cotidianamente, colabora para interação e descontração do grupo.
Nesta semana, iniciamos o mesmo 'desafio' proposto anteriormente para o grupo da Fé: REDUZIR A CIRCUNFERÊNCIA ABDOMINAL. A proposta foi a mesma já descrita no outro grupo. Para tanto, discutimos com os participantes a relação entre a circunferência abdominal e a hipertensão. O grupo mostrou-se bastante motivado e interessando em acompanhar as atividades propostas para as próximas semanas!
No grupo de hoje, verificamos a pressão arterial, a circunferência abdominal, a altura e o peso de todos os participantes!
Em breve apresentaremos os resultados alcançados!!!!
2 de maio de 2010
VI CICLO DE DEBATES - 10 a 14 de maio na ENSP
Saúde da Família: política de saúde para o RJ é o primeiro tema em pauta
Pelo sexto ano consecutivo, a ENSP realizará o Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. A primeira palestra, no dia 10/5, terá como tema Qual a política de saúde para a cidade do Rio de Janeiro e será proferida pelo subsecretário de atenção primária, da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, Daniel Soranz. A debatedora convidada é a vice-diretora de pós-graduação da ENSP, Maria Helena Mendonça, e o diretor da Escola, Antônio Ivo de Carvalho, coordenará a atividade. O evento está marcado para 9 horas, no Auditório Térreo da ENSP, é aberto ao público e não há necessidade de inscrição.
Em 2010, o ciclo irá integrar o curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e o curso de Ambientação no Contexto da Saúde da Família, que qualificará as equipes de saúde inseridas no projeto Teias - Escola Manguinhos.
O evento é coordenado pela pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da ENSP Maria Alice Pessanha e pretende fazer uma discussão sobre as questões teóricas e políticas que envolvem a Estratégia de Saúde da Família (ESF) no Rio de Janeiro. Para a primeira das cinco palestras, a coordenadora explica que o objetivo é abordar a relação da ESF no Rio de Janeiro com as políticas de saúde que o município vem desenvolvendo. "Queremos analisar a relação da Estratégia com as Clínicas de Família, com as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com os Territórios Integrados, além de ouvir dos gestores qual a perspectiva de organização e articulação dessa rede. Ou seja, nossa intenção é debater sobre como essas diferentes estruturas e equipamentos de saúde estão relacionados em uma política de saúde para o Rio. Para isso, convidamos o Daniel Soranz."
FONTE: ENSP, publicada em 30/04/2010
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/materia/index.php?origem=2&matid=21248