28 de abril de 2010
A equipe de saúde da Família da Comunidade da Fé tomou uma importante medida para a melhoria da saúde e qualidade de vida.
No dia 10 de março foi feita a verificação da circunferência abdominal de todos os integrantes do grupo, objetivando correlacioná-la com a presença de doenças cardiovasculares, tão comuns nos dias atuais. Neste dia após uma animada conversa sobre o tema (hipertensão) todos assumiram o compromisso de redução destas medidas. O reusultado foi supreendente, pois, após um mês, a maioria conseguiu reduzir pelo menos dois a cinco centímetros e o melhor de tudo é que todos mostraram-se muito motivados a continuar.
Sabemos que muito ainda temos que caminhar, mas, são resultados como estes que fazem o trabalho valer a pena!
22 de abril de 2010
PARCERIAS
No dia 15 de abril de 2010, a equipe de Combate aos Roedores da Prefeitura do municipio do Rio de Janeiro, visitou a comunidade da Fé, para localizar e eliminar os ninhos dos Ratos. Andaram por toda comunidade acompanhados pela Agente Ambiental Claudinha e alguns moradores locais, que identificaram alguns focos. Os Agentes espalharam 'venenos' e orientaram alguns moradores.
No fim da manhã, a Equipe de Combate aos Roedores conversou e orientou os componetes da Associação de Moradores do Morro da Fé, bem como à nossa Equipe da Estratégia de Saúde da Família.
17 de abril de 2010
VACINAÇÃO NO MORRO DA FÉ
No dia 10 de Abril de 2010, foi realizado na sede da Associação de Moradores do Morro da Fé, o '1º dia D' da campanha de vacinação contra H1N1.
Foram vacinados um total de 238 moradores, em sua grande maioria com idades entre 20 e 29 anos!
A comunidade ficou muito mobilizada com a Campanha, fazendo com que praticamente todas as pessoas vacinadas multiplicassem as informações para os vizinhos e amigos, ocasionando uma demanda maior do que o esperado!
Dia 24 de Abril estaremos lá novamente, vacinando principalmente as pessoas com mais de 60 anos!!!
PARABÉNS A EQUIPE, QUE TRABALHOU INCANSAVELMENTE NESTA CAMPANHA!
* Em breve, mais fotos da vacinação no Morro da Fé!
VACINAÇÃO NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA - SERENO
Dia 10 de abril de 2010, a Unidade de Saúde da Família - Sereno, Paz e Fé, abriu suas portas para o '1º dia D' da campanha de vacinação contra H1N1.
Durante este dia, foram vacinadas aproximadamente 150 pessoas, dentre elas: Gestantes, crianças menores de 2 anos, profissionais de saúde, portadores de doenças crônicas e principalmente, jovens com idade entre 20 e 29 anos!
Durante o dia, a equipe recebeu vários elogios por parte dos usuários, pelo acolhimento e principalmente pelos sorrisos que recebiam, explicavam e acalmavam quem procurava a unidade.
PARABÉNS EQUIPE!
DIA 24 DE ABRIL, TEM MAIS!!!!
14 de abril de 2010
VACINAÇÃO H1 N1
A campanha para vacinação contra H1N1, foi iniciada na Unidade de Saúde, no dia 22 de março.Foram vacinados nesta primeira etapa, Gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos (1ª dose) e pessoas com doenças crônicas.
EM BREVE, SERÁ PUBLICADO AQUI NESTE BLOG, AS FOTOS DO '1º DIA D' DA CAMPANHA - 10 DE ABRIL (338 VACINADOS)!
CONFIRA!!
INFLUENZA H1N1
Se você faz parte do grupo a ser vacinado, fique atento ao calendário e procure um posto de vacinação na data da convocação. calendário de bolso - Ministerio da Saúde
Não esqueça de levar a sua caderneta de vacinação.
Faça a sua parte contra a InFluenza H1n1.
A saúde pública brasileira tem um novo e grande desafio: vacinar contra a Influenza H1N1. Para superá-lo, contamos com nosso maior aliado – você, cidadão brasileiro.
Vamos vacinar a população com maior risco de desenvolver a forma grave da doença. Para isso, vamos convocar, por etapas, gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos, idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas, população de 20 a 39 anos e pessoas portadoras de doenças crônicas (veja lista no verso).
Se você faz parte de um dos grupos a ser vacinado, fique atento! Observe a data de convocação e compareça a um posto de vacinação.
Não esqueça que medidas simples de higiene, como lavar sempre as mãos, ajudam reduzir a transmissão da doença. O vírus da gripe pode estar em muitos lugares, só que você não vê.
De acordo com o calendário, os seguintes portadores de doenças crônicas serão vacinados contra a Influenza H1N1:
• Obesidade grau 3 - antiga obesidade mórbida (crianças, adolescentes e adultos);
• Doenças respiratórias crônicas desde a infância (exemplos: fibrose cística, displasia broncopulmonar);
• Asmáticos (formas graves);
• Doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória;
• Doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (exemplo: distrofia neuromuscular);
• Imunodeprimidos (exemplos: pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico);
• Diabetes mellitus;
• Doença hepática (exemplos: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral);
• Doença renal (exemplo: insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes em diálise);
• Doença hematológica (hemoglobinopatias);
• Pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (exemplos: doença reumática autoimune, doença de Kawasaki);
• Portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca;
• Portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (exemplos: hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular).
FONTE: http://www.vacinacaoinfluenza.com.br/site/conteudo/index.asp
ENCONTRO - TEMA: DIABETES
No dia 29 de março foi realizado na Unidade de Saúde da Família, um ENCONTRO sobre DIABETES.
O encontro teve como objetivo a troca de experiências entre os participantes, além de esclarecer as dúvidas sobre diabetes.
A ideia deste encontro partiu da identificação de diversos usuários que chegavam a unidade para realizar o teste de Glicemia e apresentavam inúmera dúvidas sobre alimentação e controle da diabetes.
O encontro contou com a participação das Residentes: Nutricionista - Kelly, Assistente Social - Cyntia, Desntista - Leticia; do interno de medicina - Cyro e da Dentista da USF - Marta!
9 de abril de 2010
GRUPO DE ARTESANATO: UMA IDEIA QUE DÁ CERTO!
O grupo de artesanato na USF Sereno, Paz e Fé já acontece desde 2005. Foram realizados diversos trabalhos ao longo deste tempo, entendendo que o grupo propicia uma Inclusão social aos participantes.
Atualmente é realizado às segundas-feiras na parte da tarde, tendo como participantes, crianças (8 a 12 anos) das comunidades do Sereno e da Paz.
Atualmente é realizado às segundas-feiras na parte da tarde, tendo como participantes, crianças (8 a 12 anos) das comunidades do Sereno e da Paz.
No dia 29 de março de 2010, a temática do grupo foi PÁSCOA. As crianças, sob orientação das Residentes e da técnica de enfermagem Salete, confeccionaram "Porta-bombons" em Formato de cenouras.
A Realização do grupo de artesanato na USF, além de promover a Saúde, tem como objetivos, o desenvolvimento da autonomia, de habilidades pessoais, da criatividade das Crianças e ainda uma futura geração de renda através da venda dos Produtos.
8 de abril de 2010
ARRECADAÇÃO DE DOAÇÃO PARA OS DESABRIGADOS
Estamos acompanhando o impacto das chuvas no município do Rio de Janeiro.
Apesar de não haver divulgação na mídia, algumas famílias das comunidades Sereno, Paz e Fé, também foram atingidas e perderam suas casas!
Por este motivo, disponibilizamos a Unidade de Saúde da Família para receber doações para os desabrigados deste território.
Os itens mais urgentes são: COLCHONETES, COBERTORES e AGASALHOS!
As doações serão recebidas pelos integrantes da Equipe e repassada aos moradores.
PROMOÇÃO DE SAÚDE NA CRECHE MUSSUM - O TRAPALHÃO
No dia 1º de Março de 2010, a Equipe da Unidade de Saúde da Família - Sereno, Paz e Fé, desenvolveu uma atividade intersetorial (Saúde + Educação) na 'Creche Mussum - O Trapalhão', no Morro do Sereno.
A atividade consistiu nas avaliações de Saúde Bucal (quantitativo de crianças com cárie); condições gerais de higiene pela enfermagem; crescimento e desenvolvimento pela nutrição; clínica de dermatose pela medicina; e o alcance do Programa Bolsa Família pelo serviço social, visando comparar a evolução do cuidado (educação/saúde).
O resultado desta ação, será comparado à um estudo realizado em 2006, pela primeira turma de Residentes Multiprofissionais em Saúde da Família ENSP/FIOCRUZ.
Em breve o resultado estará aqui no Blog!!! AGUARDE!!!